Ainda não há data para o começo da imunização deste grupo de adultos de 18 a 59 anos com doenças crônicas. Governo aguarda por nova remessa de doses.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (14) que, assim que os municípios terminarem de vacinar pessoas com 60 anos ou mais contra a Covid-19, eles poderão iniciar a imunização de adultos de 18 a 59 anos que tenham alguma comorbidade. Não há, porém, previsão de remessa de novas doses para a ampliação a este grupo. Veja lista abaixo.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, diz que a vacinação desse novo grupo depende do ritmo do recebimento de doses e do fluxo de aplicação nas cidades gaúchas. A SES não sabe, contudo, quais municípios já concluíram a imunização de todos os idosos.
A estimativa é que o Rio Grande do Sul tenha 1.150.997 pessoas com pelo menos alguma das seguintes doenças crônicas:
👉🏻diabetes
👉🏻hipertensão arterial ou pulmonar
👉🏻pneumopatia crônica grave
👉🏻insuficiência cardíaca
👉🏻cardiopatias
👉🏻síndromes coronarianas
👉🏻valvopatias
👉🏻arritmia cardíaca
👉🏻próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados
👉🏻doença cerebrovascular
👉🏻doença renal crônica
👉🏻imunossuprimidos
👉🏻anemia falciforme
👉🏻obesidade mórbida
👉🏻síndrome de down
👉🏻cirrose hepática
De acordo com a diretora do Centro Estadual de Saúde, Cynthia Molina Bastos, as comorbidades aumentam o risco de condições mais graves aos infectados pelo coronavírus. Para comprovar a doença, a pessoa deverá levar ao local de vacinação um documento médico (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.) ou utilizar os cadastros já existentes nas unidades de saúde.
Comentários
Postar um comentário