Foi realizado na Sessão Plenária do dia 1º de agosto, uma Homenagem a Eny Calçados que em 2024 celebra seu centenário e também a Fundação Eny que comemora 30 anos de apoio a projetos que ajudam a desenvolver Santa Maria.
O diretor Rafael Isaia, destacou a atuação de seu pai, Salvador Isaia, para a cidade e como a empresa têm um vínculo importante com a comunidade da cidade. Justamente por essa ligação tão forte a sua fundação se dedica a apoiar projetos culturais, esportivos, sociais e em prol do meio ambiente, buscando um futuro melhor para quem vive aqui.
Nessas três décadas, foram investidos R$ 20 milhões em recursos próprios pela Fundação.
A proposição da homenagem foi do vereador Alexandre Vargas. Diretores, colaboradores e ex-funcionários acompanharam a homenagem no plenário.
A trajetória:
Fundada em 1924 pelo visionário caixeiro-viajante Luiz Andrade, a Eny Calçados iniciou sua trajetória como uma modesta loja na Rua Silva Jardim e, com o tempo, transformou-se em um ícone do varejo calçadista no Rio Grande do Sul. No dia 7 de outubro de 2024, celebramos com grande orgulho o centenário dessa empresa que se tornou parte indissociável da história de Santa Maria.
Desde o seu começo, a Eny destacou-se pela capacidade de inovar e se reinventar. Salvador Isaia, que começou a trabalhar na loja com apenas 15 anos, tornou-se proprietário em 1939. A partir de então, a Eny Calçados consolidou-se como uma empresa familiar com um espírito empreendedor que a impulsionou a novos patamares e a uma profunda conexão com a comunidade local.
O espírito empreendedor de Salvador Isaia não apenas fez da Eny um ponto de referência para revendedores de outras cidades, mas também o colocou à frente de grandes empreendimentos locais, como a Galeria do Comércio e o Edifício Mauá. Sua importância para Santa Maria é tão significativa que ele dá nome ao calçadão da cidade, símbolo do coração pulsante da nossa comunidade.
Cada década trouxe consigo novas lojas, departamentos específicos e a consolidação de uma marca que soube evoluir com o tempo. A relação da Eny com a comunidade vai além do comércio. Em 1994, a criação da Fundação Eny reafirmou o compromisso da empresa com Santa Maria, investindo em projetos culturais, esportivos, sociais e educacionais. Em 2024, enquanto a Eny Calçados celebra seu centenário, a Fundação também comemora 30 anos de dedicação e apoio a projetos que transformam vidas em Santa Maria.
Ao longo dessas três décadas, a Fundação Eny investiu mais de R$ 20 milhões em projetos que beneficiam a comunidade, promovendo eventos, competições esportivas, ensino de voleibol, handebol, dança, além de incentivar artistas locais e apoiar a população carente.
Com sete lojas em operação e um serviço de e-commerce atuante, a Eny continua a ser um exemplo de inovação e excelência. A empresa comercializa hoje as maiores marcas calçadistas do país, incluindo acessórios e calçados de renome internacional.
Além disso, a Eny é uma importante fonte de empregos para centenas de santa-marienses, com uma constante preocupação pelo desenvolvimento de seus funcionários. A própria Fundação Eny custeia cursos, inclusive de graduação e pós-graduação, permitindo que seus colaboradores desenvolvam todo o seu potencial.
O centenário da Eny Calçados não é apenas uma celebração de longevidade, mas um tributo a um legado de empreendedorismo, inovação e um profundo vínculo com Santa Maria. Esta é a história de uma empresa que cresceu e prosperou junto com a nossa cidade, e que continua a contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.
Fotos: Anderson Medeiros
Comentários
Postar um comentário