O Republicanos quer crescer geometricamente em Santa Maria. É uma tarefa e tanto essa a que se propõe o partido liderado pelo vereador Alexandre Pinzon Vargas e que tem na Igreja Universal o esteio e até um suporte, digamos, espiritual. O próprio Vargas tem com ela ligação orgânica. Há duas eleições passadas, a agremiação – que ainda se chamava PRB – elegeu um vereador, justamente Alexandre Vargas, então o sexto mais votado. Quatro anos depois, já como Republicanos, a bancada dobrou, com a eleição também de outro Vargas, o delegado Getúlio, e Alexandre foi o campeão de votos entre os 21 eleitos. Pois, agora, segundo o presidente, a ideia é de novo dobrar, elegendo quatro edis. Assim, jogado ao papel, parece factível e exibe grande confiança no desempenho partidário. Afinal, isso significaria fazer no mínimo 20 mil votos, obtendo a quarta vaga “nas sobras”. Mas confiança é o que não parece faltar ao presidente do Republicanos, como o leitor pode conferir nessa entrevista “bate pronto”, em que Alexandre Pinzon Vargas, com certeza, não titubeou. Inclusive ao afirmar a tendência de apoiar o candidato do governo – que não menciona, mas será mesmo o atual vice-prefeito, Rodrigo Decimo. Se bem que ele põe uma certa condição que... Melhor o leitor tirar sua própria conclusão. Acompanhe a entrevista, a seguir reproduzida:
Claudemir Pereira - Há pelo menos um ano, o senhor levantou a possibilidade de concorrer à prefeitura. Essa possibilidade se mantém?
Alexandre Pinzon Vargas - Olha, ainda há possibilidade, mas o mais certo é apoiarmos o pré-candidato do governo.
CP - O Republicanos está entre os principais partidos de Santa Maria, com dois vereadores inclusive. Dito isto, qual o objetivo para 2024?
APV - Nosso objetivo é eleger quatro vereadores.
CP - Hoje, o partido faz parte do governo municipal. O senhor é, aliás, o líder da prefeitura. Isso significa apoio ao candidato do governo? E, se a ideia for concorrer em faixa própria ou apoiar um outro candidato, o partido abre mão da participação no governo?
APV - Como te falei, nossa ideia é apoiar o governo, mas não descartamos também algo majoritário. Pode acontecer, mas somos fiéis ao governo, precisamos da reciprocidade.
CP - O Republicanos tem nome no governo federal, inclusive ministro. Isso tem alguma relevância para uma decisão eleitoral em Santa Maria?
APV – Não.
CP - Algo que queira acrescentar?
APV - Queria dizer que estamos trabalhando muito em prol da nossa cidade e também fazendo partido e que isso é uma coisa que vem naturalmente, pois amamos o que fazemos, amamos nossa cidade.
Créditos: Coluna do Jornalista Claudemir Pereira do Diário de Santa Maria, edição do dia 4 de novembro de 2023.
Comentários
Postar um comentário